A nossa realidade ainda é muito
resistente tanto às inovações quanto para a educação inclusiva. Mas como
“sonhar e ousar não é pecado”, estamos trabalhando para isso e acreditamos que
o professor deverá trabalhar
com estes alunos pensando numa educação de qualidades, cabendo a ele observar
as condições e necessidades de cada um, e dispor de estratégias e construções
de recursos acessíveis que possibilite a construção do conhecimento.
Com certeza, junto com eles, será possível construir
e utilizar os recursos que permitirão sua expressão e participação ativa em
vários desafios que a educação proporciona.
Um fator positivo do software boardmaker é a criação e as possibilidades
de inovar, construir novas alternativas e tecnologias cada vez mais desafiantes
e inéditas.
Com isso será possível avaliar
o quanto o aluno se apropriou de determinado recurso e se tornou competente na
sua utilização. No
ambiente sala de aula comum os recursos de tecnologia e acessibilidade terão
por objetivo a ampliação da participação do aluno no desenvolvimento das
atividades selecionadas pelo professor e que são decorrentes dos objetivos
educacionais propostos para toda a turma. Será trabalhado também em identificar a necessidade,
indicar ou desenvolver os recursos de acessibilidade; trabalhar junto aos
alunos para que estes construam competências operacionais na utilização dos
recursos e também trabalhar na implementação de tecnologias para fora da sala
de recursos multifuncionais, lá onde o aluno fará uso dela e neste ponto,
poderá ser necessária a formação não só do(a) aluno(a) como também dos colegas,
professores(as) da sala comum, familiares e demais pessoas que com o aluno
compartilharão da utilização da tecnologia implementada.
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